Diferença entre Terno e Blazer

Olá pessoal, hoje vamos falar de moda masculina e qual é a diferença entre terno e Blazer, e em qual ocasião poderemos usar cada uma dessas peças.

O que é Blazer

O Blazer é como se fosse o paletó, a parte de cima do terno quando o homem usa de forma avulsa, com outras produções que independem do terno.

Por exemplo, na imagem abaixo, podemos ver o uso de blazer com camiseta branca e calças jeans. Perceba quanto o blazer dá um toque mais sofisticado, que sai do traje totalmente casual e é uma peça que pode ser usado com camiseta pólo, com camiseta e com camisa.

Como e quando usar terno?

A expressão terno veio originalmente da união de três peças, o paletó, a calça e o colete todos no mesmo tecido. Abaixo vemos o jogador David Beckham usando o paletó, o colete e a calça na mesma cor então esse é o terno original, ou seja, a combinação das três peças no mesmo tecido.

Atualmente o colete caiu em desuso. Claro que você pode usar, não fica errado nem feio, mas ele passou a ser desnecessário, e hoje, a gente chama de terno a composição do paletó e da calça mas os dois no mesmo tecido.

Uma outra forma é usar o blazer avulso com a camisa e com a calça de outra cor. Pode ser a calça jeans de qualquer tom, desde o preto até o jeans mais clarinho.

Existe ainda a opção de usar o terno (blazer + paleto no mesmo tecido da calça) sem a gravata. Usado por vários apresentadores da TV brasileira, dá um visual muito moderno.

Ou ainda a composição clássica do terno preto e camisa branca, além da gravata preta, look muito utilizado pelos jornalistas(?) do CQC.

Pessoal, muita atenção: Casamento é terno e gravata, impreterivelmente. Não se esqueça!

Veja também:


Deixe seu comentário:

1 Comentário neste artigo. Participe!

  1. Cristina says:

    O meu enteado vai casar em fevereiro de 2014; Meu filho tem 16 anos, ficaria bom ele ir ao casamento do irmão de sapatênis, calça jeans e blazer, já que ele é bem novo para usar terno?
    Obrigada e aguardo resposta.