Casamento Civil

Para realizar um casamento civil é necessário seguir alguns passos. O processo não é complicado, mas envolve muita responsabilidade dos noivos e dos convidados.

Neste casamento, os votos são feitos perante um juíz de direito, e é feita a assinatura dos papéis concretizando a união.

O primeiro passo para um casamento civil é o “Pedido de Habilitação” onde os noivos comparecem até um cartório e se submetem a um processo de averiguação, para confirmar que ambos estão desimpedidos de casar. No cartório, os pretendentes deverão apresentar todos os documentos necessários e deve acontecer no mínimo 30 dias antes da data escolhida para a cerimônia.

Documentos para casamento civil

Os documentos necessários para a realização do casamento são:
Solteiros: Carteira de identidade, certidão de nascimento, duas testemunhas maiores de 18 anos e comprovante de residência.

Divorciados: Certidão de Casamento com averbação do divórcio e prova da partilha de bens.

Viúvos: Certidão de óbito do falecido cônjuge, certidão de casamento e prévia da partilha de bens (caso existam filhos do casamento anterior).

Preço do casamento civil

Após a certidão de habilitação estiver nas mãos do casal, o próximo passo é marcar a cerimônia, que poderá ser realizado no próprio cartório ou em diligência, ou seja, buffet, salão, sítio, casa, etc.
Os valores cobrados para o casamento civil podem variar de um estado para outro, em São Paulo por exemplo, o valor cobrado é de R$ 258,20. Se o casamento for celebrado fora do cartório, será cobrado uma taxa destinada ao transporte do juiz de casamento.

Roupas para Casamento Civil

Com essas dicas, seu casamento será quase perfeito, só falta um detalhe: A roupa para o casamento no civil. O ideal é que o vestido para o casamento no civil não seja exagerado. Como ele será realizado de tarde, deverá ser com um vestido leve e fresquinho, então a dica é não abusar.

Como você pôde perceber, opte pelos modelos curtos e de cores claras. Não tem erro! Boa sorte!

Veja também:


Deixe seu comentário:

2 comentários neste artigo. Participe!

  1. Débora Soares says:

    Muito bom o post! =) tem mtos tópicos que deixam as noivas malucas!!! Sem falar das fotos de casamento dos vestidos para o civil!! =)

  2. BOA TARDE EU GOSTARIA DE SABER AONDE ENCONTRAR ESSES VESTIDOS DESDE JA MUITO OBRIGADO AGUARDO POR E-MAIL